quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Perspectiva REALISTA de concursos para 2016

Meus caros,
como já comentamos aqui, a anunciada suspensão dos concursos pelo Governo Federal foi encarada por muitos como um baque. Também já afirmei que, na minha opinião, o melhor é continuar estudando, mantendo uma estratégia de estudos a médio prazo. Aliás, essa é uma oportunidade de ouro para quem ainda não está num nível plenamente competitivo se aproximar dos que já estão mais avançados. E, obviamente, quem já está num patamar mais aprofundado vai ter que "se virar" para se manter atualizado e pronto para quando sair algum edital.
Mas, afinal, o que esperar, em termos de concursos, do ano de 2016?
Tenho visto alguns blogs de alguns cursinhos (talvez desesperados por alunos?) afirmando que "o concurso do Senado é iminente". Boato sem base alguma (para não dizer coisa pior)! Pode até ser que eu queime a língua e saia um novo concurso amanhã, mas, a preço de hoje, qualquer pessoa que trabalhe aqui sabe que não há a menor chance de sair um novo concurso a curto prazo (até um ano). 
Pois bem, afinal, qual é uma perspectiva REALISTA de concursos para 2016? 
Como não tenho o dom da onisciência (longe disso), vou classificar as perspectivas quanto ao meu grau de informação em chances reais, alguma chance e rumores. Quando possível, vou também fazer uma análise por cargos/carreiras:
LEGISLATIVO
São concursos para quem se prepara a médio prazo, em regra; as perspectivas de curto prazo variam:
SENADO - novo concurso, só em 2017, ou em 2018. Claro que tudo depende de quem for o Presidente da Casa nesse momento. Se sair em 2017, deve haver vagas para técnico (administração e processo legislativo), analista (idem) e, talvez, para Consultor Legislativo (várias áreas). Grau: rumores.
CÂMARA DOS DEPUTADOS - as perspectivas eram ruins, mas, com a provável queda do Presidente da Casa, tornam-se bem melhores. O concurso para técnico (área de administração) tem grandes chances de sair em 2016. Analista da área de material e patrimônio parece que também. Analista da área técnica legislativa e Consultor não devem sair no curto prazo (mesmo porque ainda há concursos com prazo de validade aberto). Nível: chances reais.
CÂMARA LEGISLATIVA DO DF - é promessa de campanha da Presidente da Casa realizar concurso, que sairia em 2016, para todas as carreiras (técnico, analista e consultor). A situação fiscal do DF não ajuda, mas é possível que saia o concurso no segundo semestre de 2016, para o provimento dos cargos ocorrer em 2017. Nível: alguma chance.
EXECUTIVO
GESTOR DO MPOG - o concurso de 2013 foi definitivamente anulado pela ESAF (por causa daquele famoso edital em que o exercício de cargo em comissão no governo valia mais que um doutorado), o que abre perspectivas reais de que o concurso saia em 2016. Uma excelente chance para se preparar desde já. Nível: chances reais.
CGU - o último concurso é de 2012, e o órgão tem tradição de não ficar muito tempo sem um concurso vigente. Logo, há boas chances de novo certame em 2016. Concursaço, por sinal. Vale lembrar, ainda, que, mesmo em épocas de crise, os concursos do ciclo de gestão (CGU, APO, Gestor, etc.) tendem a ser os menos afetados.
PF - como houve concurso há pouco tempo, acho difícil que saiam novos editais no curto prazo.
ABIN - há boatos (não muito mais que isso) de concurso em 2016. Como o edital anterior é de 2010, a história é verossímil. Nível: alguma chance.
JUDICIÁRIO
Os concursos do Judiciário sempre saem, então são sempre uma ótima chance, mesmo nas épocas de baixa.
TST - o último concurso é de 2012, mas há chances de novo concurso sair em 2016, então já é hora de começar a se preparar.
TSE - o concurso de 2012 vence ano que vem. Não sei se sairia um novo concurso logo. 
TRE-DF - o último concurso expirou há muito tempo. Há boatos de que poderia haver seleção em 2016 ou 2017.
Ministério Público e Defensorias
O concurso da DPU foi reaberto, com provas em janeiro. MPU não deve sair em 2016.
É isso, pessoal. 

7 comentários:

  1. Professor, mas o TRE/DF não faz concurso?! Tanto que eles aproveitam os aprovados do TSE.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade. Pensei nisso também. Será que haveria alguma chance do TRE-DF utilizar a lista do cincurso de 2012 do TSE?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Professor, o MPOG enviou ontem ao Congresso um documento com vários cortes na PLOA 2016. Em todos os órgãos do Judiciário há um item de corte nomeado "Provimento de Cargos e Funções vagos". Isso significa que esses Tribunais não poderão nomear candidatos aprovados para as vacâncias de cargos efetivos que surgirem em 2016? Ou esse item trata apenas de cargos comissionados vagos? Fui aprovado em um concurso de tribunal federal, esperando ser nomeado em 2016, e agora estou muito aflito com o que esse corte significa exatamente.

    ResponderExcluir
  5. Oi, cheguei ao blog através do google para sanar uma dúvida de estudo. Quero dar parabéns pela iniciativa e agradecer pelo conhecimento compartilhado!

    ResponderExcluir
  6. Professor, alguma nova consideração sobre o próximo concurso do Senado, perspectivas ou previsões se para o próximo ano ou em 2018?

    ResponderExcluir